Documentos trabalhistas: o que guardar e por que?

Documentos trabalhistas: o que guardar e por que?

Documentos trabalhistas: o que guardar e por que?

Documentos trabalhistas: o que guardar e por que? Durante o processo de entrar com uma ação contra uma empresa, é necessário reunir uma série de documentos básicos para seguir com a ação. Mas o que muita gente não sabe é que elas podem perder acesso a documentos fundamentais após serem desligadas da empresa (ou até mesmo antes). 

Com o avanço das tecnologias, a maioria dos documentos agora são digitais, guardados por sistemas, o que muitas vezes dificulta o acesso de quem não tem tanta familiaridade com a tecnologia. 

Quais documentos do trabalho preciso guardar?

Alguns dos documentos necessários não estão apenas nas mãos do trabalhador, mas também do empregador. São eles:

  • Holerite;
  • Folha de ponto;
  • Documento de recibo de férias.

Esses documentos são essenciais para provar na Justiça do Trabalho o descumprimento grave de direitos do trabalhador previstos na CLT ou no contrato de trabalho. Geralmente, eles ficam disponíveis para acesso do funcionário no sistema utilizado pela empresa, e além de ser possível baixá-los, é um direito do trabalhador. 

Por que isso é importante?

Na Justiça do Trabalho, cabe ao trabalhador comprovar algumas das reclamações que estão no processo. Podem ser: falta de pagamento de hora extra, insalubridade, adicional noturno, entre outros. Infelizmente, todos os dias atendemos clientes que chegam com um bom caso, mas que não conseguem comprovar suas alegações pela falta de documentos essenciais.

Mas e se eu não tiver interesse em processar a empresa? 

Eles ainda são necessários! Mesmo que não haja erros por parte da empresa, esses documentos continuam sendo essenciais para outros fins ao longo da vida, como:

  • Comprovação de contribuição de INSS para aposentadoria
  • Comprovação de renda para financiamentos

Como posso guardar esses documentos?

Documentos trabalhistas: o que guardar e por que? Antes do desligamento ser concluído, você pode salvar esses documentos e encaminhá-los para o seu e-mail pessoal, ou para o e-mail de alguém de sua confiança, um amigo próximo, ou familiar. O importante é que você se certifique de que ainda tem acesso a esses documentos. 

Caso tenha alguma dificuldade para acessar sua documentação, pedir ajuda a algum colega de trabalho pode ser uma solução, mas o importante é que você tenha esses documentos em mãos.

Feltrim Corrêa Advogados Trabalhistas — Especialistas em Direito Trabalhista

Advogado trabalhista gratuito online 

Deixe um comentário

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)