Problemas

com voo?

Você pode ter direito a
compensação financeira

Atrasos, cancelamentos de viagens e extravios de bagagem são os principais motivos para indenizações que podem variar entre R$ 5 mil e R$ 15 mil*

*A depender das circunstância específicas comprovadas do caso.

*A depender das circunstância específicas comprovadas do caso.

Problemas
com viagens
que dão direito
a indenização?

Quanto custa
buscar meus
direitos de
problemas
com voos?

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O que falam
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Perguntas
Frequentes

Você tem direito à indenização nos seguintes casos:

  • Atrasos superiores a 4 horas: Assistência material e possível indenização por danos.
  • Cancelamentos: Reembolso integral, reacomodação ou transporte alternativo.
  • Overbooking: Indenização imediata, reacomodação ou reembolso.
  • Bagagem extraviada ou danificada: Reparação pelos danos materiais e possível indenização por danos morais.
  • Alterações de horário sem aviso prévio: Possível indenização e reacomodação.
  1. Registre a ocorrência no balcão da companhia aérea no aeroporto;
  2. Reúna evidências: fotos, comprovantes e testemunhas;
  3. Solicite assistência material conforme o tempo de espera;
  4. Anote nomes de funcionários e horários;
  5. Solicite comprovante de atraso ou de cancelamento à companhia aérea;
  6. Tente resolver diretamente com a companhia aérea e/ou agência de viagens;
  7. Se não resolver, registre reclamação no Consumidor.gov.br e ANAC;
  8. Busque ajuda jurídica especializada para buscar o direito a indenização pelos danos sofridos.
  • Bilhete/comprovante de passagem
  • Cartão de embarque (se emitido)
  • Protocolos de reclamação
  • Comprovantes de despesas extras (alimentação, hospedagem, transporte, etc.)
  • Comprovantes de perdas financeiras (diária de hospedagem, passeio,negócios e etc)
  • Registros do ocorrido (fotos, mensagens, vídeos)
  • Relatório de Irregularidade de Bagagem (para problemas com malas)
  • Documentos pessoais
  • Comunicação clara e imediata: Dever da companhia aérea informar sobre o atraso e cancelamento do voo;
  • Possibilidade de cancelamento da passagem com direito ao reembolso integral do valor pago, incluindo a tarifa de embarque;
  • Remarcação do voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência, ou, ainda, reacomodação no próximo voo (se houver disponibilidade de assento), sem qualquer custo;
  • Concluir a viagem por outra modalidade de transporte;
  • A companhia aérea deverá oferecer assistência material conforme o tempo de espera para o embarque decorrente de atraso ou cancelamento de voo;
  • Assistência imediata para compra de itens essenciais;
  • Indenização pelo valor da bagagem extraviada ou danificada;
  • Reembolso por despesas emergenciais durante a espera;

Você tem até 5 anos para entrar com ação judicial pedindo indenização, conforme o Código de Defesa do Consumidor. Para reclamações junto à ANAC, o prazo é de 90 dias após a ocorrência.

Recomendamos registrar sua reclamação o quanto antes para facilitar a coleta de provas.

Sim, é possível receber indenização por danos morais em situações* como:

  • Assistência material inadequada;
  • Se chegou ao local de destino com 4 horas ou mais de atraso ou se teve que deixar de viajar;
  • Perda de compromissos importantes (pessoal ou profissional);
  • Perda de reserva de hotel, diárias ou passeios;
  • Transtornos significativos por extravio de bagagem;
  • Mau atendimento pelos funcionários

Os valores variam conforme a gravidade da situação*.

Se a empresa recusou seu pedido:

  1. Registre reclamação no Consumidor.gov.br
  2. Acione o Procon
  3. Faça reclamação na ANAC
  4. Considere entrar com ação no Juizado Especial
  5. Busque ajuda jurídica especializada para avaliar seu caso

Nossa equipe pode analisar gratuitamente sua situação.

Para maximizar sua chance de indenização, faça uma lista detalhada dos itens e guarde comprovantes de despesas.

Para maximizar sua indenização:

  • Guarde todos os comprovantes de despesas extras
  • Documente com fotos e vídeos a situação no aeroporto
  • Salve mensagens e e-mails trocados com a companhia
  • Registre relatos de testemunhas
  • Comprove compromissos perdidos (reservas, ingressos)
  • Guarde receitas médicas, se tiver problemas de saúde

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