Problemas
com voo?
Você pode ter direito a
compensação financeira
Atrasos, cancelamentos de viagens e extravios de bagagem são os principais motivos para indenizações que podem variar entre R$ 5 mil e R$ 15 mil*
*A depender das circunstância específicas comprovadas do caso.
*A depender das circunstância específicas comprovadas do caso.


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com voos?
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Claudia Silva18/09/2024Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Minha experiência FC✨ Não tenho vocabulário rebuscado para falar aos senhores, mas quero deixar registrado aqui a minha admiração pela equipe 'FC Correa Advogados'. Desde Dra.Aline que conheci primeiro e já admirava sua postura, as meninas que respondem as mensagens com tanta delicadeza e atenção. Em especial ao Dr. Leonardo, muito centrado, dedicado, respeitoso, sempre nos orientando e tranquisando (a mim e as testemunhas) em tudo. Foi uma experiência incrível ao lado de um profissional mais incrível ainda Obrigada a todos🌸✨ viviane Trubas16/09/2024Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Super atenciosos,esclarecedores,super indico,super acessíveis! jessica lima holanda09/09/2024Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Sem dúvidas um dos advogados mais atencioso que eu tive. Super recomendo Mara Neves Leonel03/09/2024Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Sempre fui muito bem atendida!! Dr Julio e sua equipe sempre com trabalho sensacional !!! Aliás já ganhei 2 processo trabalhista!!👏👏 Gessica Oliveira28/08/2024Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Fui muito bem atendida e orientada pela Dr. Roberta Janaine Cruzi24/08/2024Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Fui muito bem atendida. Profissionais capacitados e humanos sempre mantém contato se preocupam com seu clientes e bem estar . 100% de sucesso em ganho no processo. Super indico este escritório de profissionais auto capacitados preparados para ajudar . Grata Janaine Cruz . Emanuel Silva14/08/2024Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Atendimento do escritório muito boom , tds muito atenciosos , gostei muito ! E o advogado que me representou , muito capacitado parar pegar qualquer caso e ganhar , assim como tds eles . agradeco muito ao FC Corrêa advogados . Roberto Saga05/08/2024Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Ótimo muito educado e profissional Avaliação totalizada Google 4.9 de 5,
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Perguntas
Frequentes
Quais os casos de problemas com voos em que tenho direitos a receber?
Você tem direito à indenização nos seguintes casos:
- Atrasos superiores a 4 horas: Assistência material e possível indenização por danos.
- Cancelamentos: Reembolso integral, reacomodação ou transporte alternativo.
- Overbooking: Indenização imediata, reacomodação ou reembolso.
- Bagagem extraviada ou danificada: Reparação pelos danos materiais e possível indenização por danos morais.
- Alterações de horário sem aviso prévio: Possível indenização e reacomodação.
O que fazer em caso de problema com voo?
- Registre a ocorrência no balcão da companhia aérea no aeroporto;
- Reúna evidências: fotos, comprovantes e testemunhas;
- Solicite assistência material conforme o tempo de espera;
- Anote nomes de funcionários e horários;
- Solicite comprovante de atraso ou de cancelamento à companhia aérea;
- Tente resolver diretamente com a companhia aérea e/ou agência de viagens;
- Se não resolver, registre reclamação no Consumidor.gov.br e ANAC;
- Busque ajuda jurídica especializada para buscar o direito a indenização pelos danos sofridos.
Quais documentos preciso ter para entrar com uma indenização em casos de problemas com voo?
- Bilhete/comprovante de passagem
- Cartão de embarque (se emitido)
- Protocolos de reclamação
- Comprovantes de despesas extras (alimentação, hospedagem, transporte, etc.)
- Comprovantes de perdas financeiras (diária de hospedagem, passeio,negócios e etc)
- Registros do ocorrido (fotos, mensagens, vídeos)
- Relatório de Irregularidade de Bagagem (para problemas com malas)
- Documentos pessoais
Quais os direitos em caso de atraso e cancelamento de voo?
- Comunicação clara e imediata: Dever da companhia aérea informar sobre o atraso e cancelamento do voo;
- Possibilidade de cancelamento da passagem com direito ao reembolso integral do valor pago, incluindo a tarifa de embarque;
- Remarcação do voo, sem custo, para data e horário de sua conveniência, ou, ainda, reacomodação no próximo voo (se houver disponibilidade de assento), sem qualquer custo;
- Concluir a viagem por outra modalidade de transporte;
- A companhia aérea deverá oferecer assistência material conforme o tempo de espera para o embarque decorrente de atraso ou cancelamento de voo;
Quais os direitos em caso de problemas com bagagem (extravio, dano ou atraso)?
- Assistência imediata para compra de itens essenciais;
- Indenização pelo valor da bagagem extraviada ou danificada;
- Reembolso por despesas emergenciais durante a espera;
Qual o prazo para solicitar indenização?
Você tem até 5 anos para entrar com ação judicial pedindo indenização, conforme o Código de Defesa do Consumidor. Para reclamações junto à ANAC, o prazo é de 90 dias após a ocorrência.
Recomendamos registrar sua reclamação o quanto antes para facilitar a coleta de provas.
Posso receber indenização por danos morais?
Sim, é possível receber indenização por danos morais em situações* como:
- Assistência material inadequada;
- Se chegou ao local de destino com 4 horas ou mais de atraso ou se teve que deixar de viajar;
- Perda de compromissos importantes (pessoal ou profissional);
- Perda de reserva de hotel, diárias ou passeios;
- Transtornos significativos por extravio de bagagem;
- Mau atendimento pelos funcionários
Os valores variam conforme a gravidade da situação*.
A companhia aérea recusou minha indenização. O que fazer?
Se a empresa recusou seu pedido:
- Registre reclamação no Consumidor.gov.br
- Acione o Procon
- Faça reclamação na ANAC
- Considere entrar com ação no Juizado Especial
- Busque ajuda jurídica especializada para avaliar seu caso
Nossa equipe pode analisar gratuitamente sua situação.
Para maximizar sua chance de indenização, faça uma lista detalhada dos itens e guarde comprovantes de despesas.
Como comprovar prejuízos para aumentar minha indenização em problemas com voos?
Para maximizar sua indenização:
- Guarde todos os comprovantes de despesas extras
- Documente com fotos e vídeos a situação no aeroporto
- Salve mensagens e e-mails trocados com a companhia
- Registre relatos de testemunhas
- Comprove compromissos perdidos (reservas, ingressos)
- Guarde receitas médicas, se tiver problemas de saúde
