O Pix trata de um meio de pagamento instantâneo que veio para facilitar as nossas vidas. No entanto, é necessário redobrar a atenção para evitar fazer o pix errado (uma transferência errada).
Ninguém está isento de cometer esse erro. Caso aconteça o pix errado, como posso proceder?
1) Entre em contato com o seu banco para comunicar o pix errado (erro na transferência), solicitando o estorno do pagamento.
2) Assim o banco irá acionar quem recebeu a transferência para que devolva, reembolsando o titular da conta, no caso você.
Caso a pessoa se negue a devolver o dinheiro?
Se a pessoa não fizer a devolução estará cometendo o Crime de APROPRIAÇÃO INDÉBITA, art 168 do Código Penal (reclusão de 1 a 4 anos e multa). Você deverá fazer um boletim de ocorrência e procurar um advogado para te acompanhar nesse desenrolar.
Outra coisa, só se pode pedir estorno de transações ocorridas nos últimos 90 dias.
Preste atenção antes de confirmar a transferência, confirme todos os dados da pessoa ou empresa para qual a transferência será realizada.
Gostou da dica? Comenta e envie para seus amigos.
Saiba mais sobre PIX: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix
Na Feltrim Corrêa Advogados, oferecemos soluções jurídicas especializadas para suas demandas bancárias: revisão de contratos com juros abusivos, recuperação de valores de Pix indevidos, defesa contra bloqueios de conta corrente e proteção contra fraudes e falhas de segurança bancária. Nossos advogados estão preparados para identificar irregularidades, calcular prejuízos e acionar judicialmente as instituições financeiras.
Entre em contato agora pelo WhatsApp e converse com nosso time especializado!