Você procurou por um advogado trabalhista, entrou com o processo na justiça, e agora procura seu advogado para saber informações sobre o caso e não encontra respostas? Infelizmente isso é algo que pode acontecer, e saber o que fazer para resolver esta situação da melhor maneira possível é essencial.
Dentro do cenário processual, o advogado tem o dever de manter dados atualizados, tanto dos clientes como seus. Sendo exigido pelo Código de Processo Civil (art. 77), a fim de otimizar a comunicação entre os protagonistas do processo.
Caso você tenha uma ação trabalhista e seu advogado não está respondendo aos seus contatos você deverá fazer o seguinte:
* certifique-se que o número do telefone do advogado não tenha mudado – para isto você poderá conferir no site do escritório.
* também no site do escritório você poderá conferir se existem outros números oficiais em que você poderá entrar em contato.
Agora, se os contatos que você possui do seu advogado estão corretos e ele simplesmente te evita ou não responde aos seus questionamentos, eis o que você deve fazer:
1 – Enviar uma mensagem por whatsapp e por email ao advogado dizendo que você está tentando contato com ele para obter informações do seu processo trabalhista e que ele está se negando a responder. Nesta mensagem você também irá dizer que irá fazer uma representação na Ordem dos Advogados do Brasil para apurar a conduta dele.
2 – Caso o advogado não responda mesmo após esta mensagem, entre em contato com a Ordem dos Advogados do Brasil para denunciar este profissional.
3-Se após tudo isto você estiver insatisfeito, você poderá trocar de advogado. Para isto, procure um outro profissional e explique a situação a ele. Se for um caso de simples pesquisa sobre o andamento, ele poderá fazer sem cobrar nenhum valor. Você poderá também, se for da sua vontade, decidir por trocar de advogado para que ele assuma o seu processo da fase em que ele está.
Considerando que o advogado deve esclarecer seu cliente sobre os limites de sua atuação, faltar com esse dever caracteriza ato ilícito, passível de indenização.
O que é dever do advogado informar o cliente?
Em sua essência, o dever de informar consiste em manter o cliente integralmente a par dos riscos e consequências de sua pretensão, bem como da estratégia e dos andamentos relevantes. Com isso, o cliente estará apto a tomar decisão com base em todo o contexto envolvido.
Esse dever de informação permanece válido durante toda a tramitação do processo, incluindo, portanto, a fase de cumprimento da sentença.
O advogado no exercício de sua profissão deve agir com decoro, dignidade, honestidade, boa-fé e que deve perseguir a aplicação da justiça para os casos em que representar seu cliente. Já que essencialmente lidamos com a vida e o patrimônio de terceiros, os olhos da sociedade se voltam com maior rigor para o exercício da advocacia do que para outros profissionais.
Na Feltrim Corrêa, prezamos pela transparência em todas as etapas do processo trabalhista. Mantemos nossos clientes informados por meio de comunicações periódicas sobre o andamento do caso e estamos sempre disponíveis para esclarecer dúvidas. Além disso, não cobramos honorários antecipados, apenas 30% se ganharmos a causa ao final do processo.
Confira no vídeo abaixo como trabalhamos em parceria com nossos clientes.
Entre em contato conosco, nossa equipe de advogados trabalhistas está pronta para te ajudar a garantir seus direitos!
Conheça o nosso Instagram: @feltrimcorrea.adv
Feltrim Correa Advogados Trabalhistas — Especialistas em Direito Trabalhista