O seguro-desemprego é um benefício temporário oferecido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. Ele oferece suporte financeiro enquanto o trabalhador busca uma nova colocação no mercado.
Como funciona o seguro-desemprego?
O trabalhador pode solicitar o benefício de 7 a 120 dias após a demissão. O número de parcelas varia de três a cinco, dependendo do tempo de serviço e do número de vezes que o trabalhador já utilizou o benefício.
Requisitos para receber o seguro-desemprego
Para receber o seguro-desemprego, é necessário ter trabalhado por um período mínimo, que varia de acordo com a solicitação. Na primeira solicitação, por exemplo, o trabalhador deve ter trabalhado por 12 meses nos últimos 18 meses.
Valor do seguro-desemprego
O valor do seguro-desemprego é calculado com base na média salarial dos últimos três meses trabalhados. Caso o trabalhador encontre um novo emprego, o benefício é suspenso.
Conclusão
Saber como solicitar o seguro-desemprego é fundamental para garantir o direito. Mais informações sobre o benefício estão disponíveis no site do Governo Federal.
Nosso escritório não cobra honorários antecipados para mover a ação trabalhista. Só cobramos nossos honorários ao final do processo, apenas se nosso cliente vencer a ação, com um percentual de 30% sobre o valor ganho. Entendemos as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores e buscamos facilitar o acesso à Justiça.
Se você acredita que seus direitos trabalhistas foram violados ou tem dúvidas sobre se deve ou não entrar com uma ação, entre em contato conosco. Nossa equipe de advogados trabalhistas está pronta para te ajudar a garantir seus direitos!
Feltrim Correa Advogados Trabalhistas — Especialistas em Direito Trabalhista para trabalhadores de shopping centers.
Advogado trabalhista gratuito online