Quando uma empresa recebe uma ação trabalhista o estrago já está feito!
Isto porque independente do resultado deste processo a empresa terá prejuízo.
Isto porque mesmo se a empresa ganhar o processo trabalhista ela terá tido um prejuízo financeiro pois teve que gastar dinheiro com advogado para realização da sua defesa, bem como a perda de tempo de todos os envolvidos que um processo trabalhista demanda.
Estima-se que apenas com custos dos seus advogados e do tempo do pessoal da empresa envolvido num processo trabalhista (RH, gestores, testemunhas, preparação, etc..) uma empresa gasta em média R$ 5.000,00 por processo – isto apenas por estar envolvida no processo.
E se a empresa perder o processo trabalhista estes valores aumentam muito mais.
Por isso, tão importante quanto contratar um advogado especialista na defesa de empresas em processos trabalhistas é a empresa evitar processos trabalhistas.
Ao tomar condutas para evitar processos trabalhistas a empresa diminui consideravelmente seus custos com contratação de advogado especialista em defesa de empresas em processos trabalhistas como também diminui o risco de se ver condenada ao pagamento de condenações que podem causar impacto financeiro na empresa.
Os 2 principais motivos para uma pessoa entrar com ação trabalhista contra uma empresa são:
1 – DEMISSÃO SEM A DEVIDA JUSTIFICATIVA
Tenha uma política transparente para realizar a demissão dos seus empregados. Sempre que sua empresa for dispensar um empregado explique para ele os motivos pelos quais ele está sendo dispensado – seja por baixa performance, dificuldades financeiras da empresa ou qualquer que seja o motivo. Mas sempre seja transparente com o empregado sobre o motivo da sua dispensa.
Isto porque a falta de informações ou feedback sobre os motivos das demissões é um grande fator gerador de interesse nos empregados para entrar com ação trabalhista.
2 – OCORRÊNCIA DE ASSÉDIO MORAL – DANOS MORAIS
O principal motivo que gere o interesse numa pessoa para entrar com processo trabalhista é a ocorrência de alguma situação de assédio moral sofrida dentro da empresa.
Assim, é extremamente importante que as empresas tenham uma política para identificar e combater situações de assédio moral dentro da empresa – incluindo com punição pesada para os causadores desses assédios dentro da empresa.
Quando um empregado sofre alguma situação de assédio moral este sentimento permanece por anos no subconsciente deste empregado e caso neste meio tempo ele seja dispensado da empresa as chances dele decidir entrar com ação é muito alta.
Assim, apenas implementando políticas de desligamento e de prevenção de assédio moral a empresa conseguirá diminuir muito a chance de sofrer um processo trabalhista.
Quer contratar um advogado trabalhista para sua empresa?
Fale com um de nossos advogados pelo WhatsApp (11) 93772-9329
Clique aqui e saiba mais sobre processo trabalhista em nosso site.